Processo de Fabrico

Processo de Fabrico

A nossa produção é tradicional, destacando-se pela preparação e enlatamento do pescado manualmente, permitindo-nos um elevado controlo da qualidade do produto final.

1. Peixe, a matéria-prima
As conservas e patés da Conserveira do Sul são maioritariamente fabricados com peixe fresco capturado na costa Portuguesa. Minuciosamente seleccionado aquando da compra, procuram-se peixes intactos, com olhos e pele brilhantes, carne firme ao toque e guelras vermelhas. Depois procede-se ao transporte em condições apropriadas, para a nossa fábrica situada nas imediações do porto de pesca de Olhão. À entrada, o peixe é acondicionado em caixas plásticas perfuradas, sendo depois armazenado numa câmara de conservação de frescos, a uma temperatura de 0-2°C, estando assim assegurada a qualidade e frescura.

2. Preparação, Corte e Enlatamento
Produção típica de uma conserva de sardinha, cavala e carapau. No início do processo o peixe é mergulhado num tanque de salmoura (solução de água e sal) onde é lavado. De seguida, são removidas manualmente a cabeça, as vísceras e a cauda. Depois o peixe é colocado num tanque com salmoura durante um período adequado à dimensão do peixe. Este processo tem o objectivo de conferir o sabor desejável ao produto final, além de uma melhor preservação do pescado, maior firmeza da carne e melhor aderência da pele.

3. Enchimento / Enlatamento
O peixe é cuidadosamente arrumado nas latas, numa camada ou duas, de forma a ficar bem-acondicionado. Um processo feito manualmente de forma tradicional e que permite preservar ao máximo a qualidade do produto final. Após o enlatamento, a operária coloca as latas cheias sobre um tabuleiro em cima da mesa de trabalho, onde controladoras responsáveis pelo fabrico fazem o controlo de qualidade do enlatamento.

4. Cozedura
Uma vez já enlatado, o peixe passa por um mecanismo automático de jatos de água a fim de ser novamente lavado sendo de seguida introduzido no cozedor. O cozimento tem como função principal parar a actividade microbiana ou enzimática e sobretudo expulsar toda a água extra-celular que, caso contrário, viria a aparecer no molho do produto final.

5. Adição de Molho / Cravação
Depois as conservas passam à próxima fase onde são acrescentados os molhos de cada especialidade produzida, por exemplo, óleo vegetal, molho de escabeche, limão, azeite, entre outros. Estes molhos são uma excelente forma de realçar todo o sabor do pescado. Mesmo antes de serem hermeticamente fechadas nas cravadeiras, o molho é introduzido em cada lata através de dosificadores. De seguida, são fechadas e marcadas com a respectiva identificação de fabrico (número de lote, número de controlo veterinário e sigla da designação de produto).

6. Esterilização
As latas seguem para uma lavadora/recuperadora de óleo e depois para os carros de esterilização. Estes carros são colocados em autoclaves, onde se faz a esterilização, desta forma são destruídas/inibidas as enzimas e microrganismos, cuja presença acabaria por provocar a deterioração da conserva com o passar do tempo. Neste processo, as latas são submetidas a pressões e temperaturas elevadas, durante um longo período, seguindo-se um rápido arrefecimento.

7. Embalamento
Após a Esterilização, para evitar que as latas fiquem com sujidade ou gordura, estas passam por uma máquina de lavar e secar, sendo depois conduzidas para o armazém de produto acabado. Aqui são embaladas e armazenadas conforme o lote de fabrico marcado na lata, ficando assim a aguardar a expedição para os vários pontos de venda.

As nossas certificações
Saiba mais sobre a Conserveira do Sul
Processo de Fabrico
Processo de Fabrico
Conheça as várias etapas da nossa produção, sempre iniciada pela rigorosa selecção da nossa matéria-prima, o Peixe, com os mais altos padrões de qualidade, bem como o conhecimento fundamental do saber conservar na preparação de cada Conserva e Paté de Peixe, sem adição de corantes, nem conservantes.

Processo de Fabrico

Política da Qualidade e da Segurança Alimentar
Política da Qualidade e da Segurança Alimentar
Desenvolvemos a nossa atividade na transformação de produtos da pesca frescos e congelados em conserva e paté, reacondicionamento e embalagem de semi-conservas.
A nossa missão é a satisfação dos nossos clientes e consumidores, bem como cumprir a legislação portuguesa e internacional em vigor, integrando as boas práticas de fabrico, de higiene, de segurança no trabalho e segurança ambiental.
SAIBA MAIS

Política da Qualidade e da Segurança Alimentar

Prémios e Certificações
Prémios e Certificações
Ao longo dos anos a Conserveira do Sul e as nossas Conservas e Patés de Peixe têm conquistado diversos prémios e certificações, essenciais para a credibilização da nossa empresa, processo de fabrico e produtos.

Prémios e Certificações

Processo De Fabrico

Processo De Fabrico